1º Fórum sobre Inovação e Competitividade

O Conselho Regional de Química – Terceira Região, por meio de sua Câmara Técnica de Tecnologia, Inovação e Competitividade (CTTIC), promoveu, em 19 de outubro, o 1º Fórum sobre Inovação e Competitividade, na sede do CRQ-III, no Centro do Rio de Janeiro. O evento contou com palestras e debates sobre temas relacionados à Inovação Tecnológica e teve como objetivo proporcionar a integração dos setores acadêmico, industrial e empresarial.

O fórum se inseriu no tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2018, que ocorreu de 15 a 21 de outubro. A motivação do MCTIC para a escolha se baseou na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.

Desigualdade social é um conceito abrangente, que envolve condições socioeconômicas e também culturais, e que aponta, sobretudo, para a busca por soluções integradas e sustentáveis aos desafios contemporâneos. As diferentes áreas do conhecimento científico podem contribuir de diversas formas para a melhoria da qualidade de vida da população e esta interdisciplinaridade esteve presente na programação do evento do CRQ-III.

A coordenadora da Câmara Técnica de Tecnologia, Inovação e Competitividade do CRQ-III, Eliana Mossé Alhadeff, realçou a integração entre setores para o bem da inovação e consequentemente um caminho próspero para a Química no estado.

“A profícua discussão leva a uma maior integração entre a academia, empresariado e centros de pesquisa, promovendo novas parcerias voltadas para a sustentabilidade, inovação e competitividade como estratégia para alavancar a economia da Indústria Química do estado do Rio de Janeiro.”, frisou Eliana.

As palestras durante o 1º Fórum sobre Inovação e Competitividade foram: “Projetos de Inovação Tecnológica”, com o professor Joel Weisz; “Biotecnologia 4.0”, com o professor Paulo Luiz Coutinho; e “Inovando nos negócios com uma abordagem centrada no ser humano”, com Elisa Gomes dos Santos, da Petrobras Distribuidora.