Membros – CTPG (Câmara Técnica de Petróleo e Gás)

Marcio Franklin Oliveira (coordenador)
Possui graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Tem experiência na área de Engenharia Química, Metalúrgica e Mecânica, com ênfase em Engenharia Química. Larga experiencia em indústria, principalmente na área de lubrificação e lubrificantes, bem como processos industriais, sempre atuando em projetos de melhoria contínua. Atuou como consultor para empresas como Shell do Brasil, Repsol do Brasil, SKF do brasil, Castrol do Brasil, CVRD(VALE), Gerdau, CSN. Atualmente, professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Rio de Janeiro nas disciplinas de processos orgânicos, inorgânicos, operações unitárias, mercado da indústria química e instrumentação industrial. Ocupou a função de Diretor de Planejamento Estratégico e Gestão Orçamentária do IFRJ-Campus Rio de Janeiro e atualmente sendo o Diretor de Implantação do IFRJ – Campus Belford Roxo.


Alexandre de Castro
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Em 2007 fez estágio de pós-doutoramento no Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal, em Processos Industriais de Engenharia Química.
É professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1995 –
Professor Titular do Departamento de Processos Orgânicos da Escola de Química – onde exerceu os seguintes cargos:
• Coordenador de Estágios da Escola de Química (03/1995-10/1996);
• Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Química (11/1996-01/1998);
• Coordenador Técnico Substituto do Laboratório de Combustíveis – LabCom da Escola de Química (11/1999-11/2008);
• Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo (03/2006-12/2011);
• Chefe do Departamento de Processos Orgânicos da Escola de Química (03/2014-02/2018);
• Coordenador do PRH-13 – Programa EQ-ANP (01/2018-12/2018);
• Diretor Adjunto de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da EQ/UFRJ (01/2018-12/2021).
Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Petróleo e Petroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção e Processamento de Petróleo, Refino de Petróleo, Processamento de Gás Natural e Caracterização de Combustíveis.


Gisele Birman Tonietto
Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1989); Mestre em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e Doutora em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Possui um duplo pertencimento na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: atua como Professora do Departamento de Química e é Coordenadora de Projetos de Desenvolvimento, gerenciando a Central Analítica Padre Leopoldo Hainberger – CAPLH. Trabalhou durante 13 anos no Centro de Pesquisas da Petrobrás – CENPES na Gerencia de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia de íons, microondas, especiação de arsênio e selênio, análise isotópica de carbono, hidrogênio e oxigênio. Recebeu o Diploma de Mérito Universitário em 2016.


Sílvio César Godinho Teixeira
Graduado em Química pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005), graduado em Química pela Universidade do Grande Rio (2013), pós-graduado em Engenharia de Manutenção pela Universidade Cândido Mendes (2020) e Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (2021) e mestre em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é funcionário da Petróleo Brasileiro SA-Petrobras. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental e Química de Petróleo e Engenharia de Manutenção atuando em Planejamento e Controle de Projetos de Manutenção e Desenvolvimento de Tecnologia na Área de Realidade Virtual e Transformação Digital.


Hugo Borges

Top