Membros – CTPG

Marcio Franklin Oliveira (coordenador)

Possui graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Tem experiência na área de Engenharia Química, Metalúrgica e Mecânica, com ênfase em Engenharia Química. Larga experiencia em indústria, principalmente na área de lubrificação e lubrificantes, bem como processos industriais, sempre atuando em projetos de melhoria contínua. Atuou como consultor para empresas como Shell do Brasil, Repsol do Brasil, SKF do brasil, Castrol do Brasil, CVRD(VALE), Gerdau, CSN. Atualmente, professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Rio de Janeiro nas disciplinas de processos orgânicos, inorgânicos, operações unitárias, mercado da indústria química e instrumentação industrial. Ocupou a função de Diretor de Planejamento Estratégico e Gestão Orçamentária do IFRJ-Campus Rio de Janeiro e atualmente sendo o Diretor de Implantação do IFRJ – Campus Belford Roxo.

Alberto Machado Neto

Engenheiro Químico com 52 anos de experiência em Petróleo e Gás. M.Sc. em Engenharia de Produção e MBA-AMP-INSEAD-França. Diretor Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos – ABIMAQ, Presidente da Arcplan Consulting. Vice Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro. – CODIN, Ex-Presidente da Brazil Supply S.A., Ex-diretor da Brazil Supply de Venezuela e da Newpark Drilling Fluids do Brasil. Ex-superintendente da Organização Nacional da Indústria de Petróleo – ONIP. Atuou na Petrobras, onde exerceu funções gerenciais corporativas e de direção. Professor universitário e coordenador do MBA em Gestão de Negócios em P&G-FGV. Atuou em 16 países negociando contratos e proferindo palestras em congressos e em empresas. Cidadão Honorário de Lafayette-USA e de Calgary-Canadá.

Catarina Wagner

Licenciada em Química e engenheira química pela UERJ, com pós-graduação pelo SENAI- RJ em automação industrial e mestra em educação pela UNESA. Possui experiência profissional em automação industrial (setor de óleo e gás, farmacêutico e poliésteres), coordenando equipes, supervisionando e integrando plantas de processo, a partir análise documentação projeto (lista I/O, P&ID, arquitetura de sistema, matriz de causa e efeito, normas e especificação técnica, etc.) e softwares para sistemas SCADA, incluindo pacotes e demais interfaces necessárias, em Unidades de Controle de Processo. Atualmente trabalha empresa engenharia, SNEF Brasil – Max Control Group – Oil and Gas, atuando como integradora de sistemas e certificação de redes de automação planta projeto UPGN – COMPERJ (Itaboraí).

Fabrício Venâncio

Químico, doutor em química. Trabalha na área de desenvolvimento de projetos de P&D e possui como área de atuação a captação, gerenciamento e execução de projetos de P&D. É especialista em cinética cristalização e no desenvolvimento de métodos analíticos para acompanhamentos de processos e reações em tempo real. Trabalha no desenvolvimento de projetos tecnológicos na área de energia, com foco em petróleo e gás, há mais de dez anos, tendo acumulado conhecimento em diferentes instrumentações analíticas, como CG-FID/BID/MS; MEV-EDS; ICP-OES; tamanho de partículas; HPLC. Pesquisador colaborador junto a um Instituto de Pesquisa privado (Instituto C3I) sem fins lucrativos, por onde foi co-fundador de três startups de base tecnológica, autor de treze patentes nacionais e uma internacional (aceita) e dois softwares. É sócio diretor da startup Applied.Bio e pesquisador junto ao NQTR-UFRJ.

Gisele Birman

Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1989); Mestre em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e Doutora em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Possui um duplo pertencimento na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: atua como Professora do Departamento de Química e é Coordenadora de Projetos de Desenvolvimento, gerenciando a Central Analítica Padre Leopoldo Hainberger – CAPLH. Trabalhou durante 13 anos no Centro de Pesquisas da Petrobrás – CENPES na Gerencia de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia de íons, microondas, especiação de arsênio e selênio, análise isotópica de carbono, hidrogênio e oxigênio. Recebeu o Diploma de Mérito Universitário em 2016.

Guilherme Lopes

Mestre em Engenharia Mecânica na PUC-RJ; Pós Graduação em Engenharia de Sistemas Offshore na UFRJ; Graduação em Engenharia Química na UFRJ. Atuou nas empresas IESA Óleo e Gás, Odebrecht, Saipem e Kongsberg. Atualmente é Engenheiro de Produção e Subsea na TOTAL E&P. Publicou dois artigos sobre Pré-Comissionamento em Dutos Offshore e Formação de Hidrato em Dutos Offshore. Membro do Comitê Jovem do IBP, do Young Professional da SPE e do Comitê Executivo da YPP.

Karinne Carvalho

Profissional do setor de Oil & Gás com formação inicial técnica em química pelo Instituto Federal Fluminense. Graduanda em Química e Ciências da Natureza pelo Instituto. Possui mais de 2 anos de experiência no ramo do petróleo, trabalhando em grandes empresas. Experiência em tratamento do petróleo bruto e análises de produtos para melhoramento de fluxo e utilização do sistema Lean para melhoria contínua.

Top