Membros – CTAB (Câmara Técnica de Alimentos e Bebidas)

Valéria Gonçalves Costa (coordenadora)
Graduada em Química Industrial pelo Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (IQ/UFF) com mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IMA/UFRJ) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ). Atua na área de pesquisa, desenvolvimento e caracterizações de polímeros no Instituto Nacional de Tecnologia (INT); na área de ensino atuou por aproximadamente dez anos, como professora de química analítica nos cursos de Farmácia, Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Estácio de Sá (UNESA); e na área da metrologia quimica, atua como avaliadora técnica para a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, em laboratórios de química e polímeros, para o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e Inovação (INMETRO).  CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9800281485015221
Química Industrial. 01/08/2019 – 31/07/2022.


Adriano Gomes da Cruz


Gustavo Henrique Palhares de Miranda
Engenheiro Químico, Mestre Cervejeiro Diplomado pela TU Berlin  VLB, pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial, MBA Executivo em Gestão Empresarial e Sommelier de Cervejas pelo SENAC/Doemens. Profissional com 40 anos de atuação na área de bebidas e cervejaria, empreendida na área industrial e comercial de empresas nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande porte. Desenvolve trabalhos de treinamento e consultoria no mercado cervejeiro e bebidas em geral. Membro da Câmara Técnica de Alimentos e Bebidas do CRQ 3a Região.


Gustavo Luis de Paiva Anciens Ramos
Técnico em Alimentos (IFRJ), Engenheiro Químico (UERJ), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFRJ) e Doutorando em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal (UFF). Técnico em Alimentos no Departamento de Bromatologia da Faculdade de Farmácia da UFF, coordenando os Laboratórios de Ciência dos Alimentos e de Higiene e Microbiologia de Alimentos. Principal área de atuação em Microbiologia de Alimentos, especialmente em segurança de produtos lácteos.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6554568518808825


Ana Luiza Monteiro dos Santos
Técnica em Química, Bacharel em Química Industrial, Pós-graduada em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos.
Atuou no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) na Divisão de Metrologia Química (DQUIM), especificamente no Laboratório de análise orgânica (LABOR) em projetos de pesquisa e desenvolvimento para produção de material de referência em matrizes alimentícias. Atuou no Instituto SENAI Tecnologia Química e Meio Ambiente – FIRJAN SENAI, responsável pelo Laboratório de Bioprocessos e Microbiologia na área de concentração analítica em Alimentos e Bebidas.
Atualmente é Gerente da Qualidade na Bread Maker, atuando na formação de equipe e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos, FSSC/ISO 22000.


Rafael Petini
Técnico em Químico pelo Centro Educacional São José, com cursos de aperfeiçoamento nas áreas de segurança alimentar, sistema APPPC , tratamento de água. Vem atuando a 15 anos como consultor técnico a pequena e médias empresas na área de alimentação com a implementação das BPF’S (Boas práticas de fabricação) ,sistema de APPC (sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle), licenciamento sanitário, avaliação do PIQ (Padrão e identidade de qualidade) segundo requisitos da ANVISA E MAPA.

Top