Membros – CTAB

Ademário Iris da Silva Junior (coordenador)

Graduação em Química (1986), mestrado em Físico-Química (1992) e doutorado em Química (2010) pelo Instituto de Química – Universidade Federal do Rio de Janeiro , IQ-UFRJ. Também técnico em química (1979) pela Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro (ETFQ-RJ). Experiência em Análise Química, atuando em potenciometria, espectrofotometria molecular e atômica, cromatografia e espectrometria de massas. Foi professor concursado do Departamento de Química Analítica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É professor de Análise Instrumental no IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro (ex-Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro, ex-Cefet Química), desde 1991. Revisor de periódicos nacionais e internacionais de cromatografia. A tese de doutorado foi a 1ª totalmente desenvolvida no Brasil, que utilizou cromatografia bidimensional abrangente. Coordenador do Projeto Café, aprovado na chamada 94/2013, do CNPq, que investigou o tratamento do café depois da colheita e antes da torrefação, e do projeto Torrefação de Café, aprovado na chamada 17/2014, que investigou o processo de torra e o funcionamento do torrefador de café. Pós-doutorado com pesquisas em torra de café na universidade Monash, Austrália, no grupo do professor Philip Marriott, de agosto de 2016 a julho de 2017.

Gustavo Henrique Palhares de Miranda

Engenheiro Químico, Mestre Cervejeiro Diplomado pela TU Berlin – VLB, pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial, MBA Executivo Gestão Empresarial e Sommelier de Cervejas pelo SENAC/Doemens. Profissional com mais de 35 anos de atuação na área de bebidas e cervejaria, carreira executiva empreendida na área industrial e comercial de empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte. Trabalhou no Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas (SENAI RJ) com serviços técnicos e de consultoria, no desenvolvimento de projetos, na formação profissional de técnicos cervejeiros e nos cursos de qualificação para a indústria cervejeira e de bebidas em geral. Foi instrutor da área de gastronomia, especialidade bebidas, do SENAC RJ. Atualmente desenvolve trabalhos de treinamento e consultoria no mercado cervejeiro através de empresa individual e em parcerias com outras instituições. Membro da Câmara Técnica de Alimentos e Bebidas do Conselho Regional de Química – Terceira Região.

Gustavo Luis de Paiva Anciens Ramos

Engenheiro Químico (UERJ), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFRJ) e Doutorando em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal (UFF). Técnico em Alimentos no Departamento de Bromatologia da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense. Principal área de atuação em Microbiologia de Alimentos, especialmente em produtos lácteos.

José Luis Ramirez Ascheri

Engenheiro de Alimentos, com Mestrado e Doutorado em Tecnologia de Alimentos pela UNICAMP. Pós-doutorado no WRRC-ARS-USDA, Califórnia, EUA. Com mais de 30 anos de experiência na área de Tecnologia de Alimentos/Tecnologia de Cereais. Pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos desde 1990. Atuando na área de processamento de cereais e extrusão de alimentos na Planta de Tecnologia de Cereais. Participa como líder e Colíder de projetos na área de desenvolvimento de produtos principalmente utilizando matérias-primas não tradicionais Autor e coautor de mais de 150 artigos em periódicos Nacionais e Internacionais relacionados à área de pesquisa e desenvolvimentos de produtos alimentícios e extrudados. Autor e coautor de mais de 160 trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais. Consultor científico Ha-doc da FAPESP; CNPq, Fundação Araucária, Capes, BJFT. Forma parte do grupo de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES/INEP; Sócio da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Brasil. Professor permanente do programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRRJ, e do Pograma de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo, ES. Brasil.

Phelipe da Hora Kuczmenda Martinho

Técnico em Alimentos pelo CTS/SENAI – Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas – Vassouras-RJ, e Técnico em Química pelo CVT/FAETEC – Centro Vocacional Tecnológico – Nova Iguaçu-RJ, com cursos de aperfeiçoamento na área de rotulagem e tabela nutricional, importação e exportação de alimentos e bebidas. Vem atuando a 8 anos como consultor técnico para empresas na área de alimentos e bebidas, com a implementação das BPF’S ( Boas práticas de fabricação ) ,sistema de APPCC ( sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle ), licenciamento sanitário, avaliação do PIQ ( Padrão e identidade de qualidade) segundo requisitos da ANVISA E MAPA.

Rafael Petini

Técnico em Químico pelo Centro Educacional São José, com cursos de aperfeiçoamento nas áreas de segurança alimentar, sistema APPPC , tratamento de água. Vem atuando a 15 anos como consultor técnico a pequena e médias empresas na área de alimentação com a implementação das BPF’S (Boas práticas de fabricação) ,sistema de APPC (sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle), licenciamento sanitário, avaliação do PIQ (Padrão e identidade de qualidade) segundo requisitos da ANVISA E MAPA.

Top