Membros – CTEQ (Câmara Técnica de Ensino da Química)

Eliana Mossé Alhadeff (coordenadora)
Graduada em Engenharia Química pela EQ-UFRJ (1979), com mestrado em Tecnologia de Processos Bioquímicos- EQ-UFRJ (1984), e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos – EQ-UFRJ (2005). Atualmente é professora Associada IV do Departamento de Engenharia Bioquímica da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conselheira do Conselho Regional de Química – 3ª Região (30/08/2017-31/07/2020; 01/08/2020-31/07/2023). Coordenadora da Câmara Técnica de Inovação, Tecnologia e Competitividade (11/04/2018-11/04/2020;12/04 2020-11/04/2021). Atua ainda ministrando disciplinas no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis, da Escola de Química da UFRJ. Engenheira Química. 01/08/2020 – 31/07/2023.


Sérgio de Paula Machado
Possui Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal
Fluminense (1985), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). É docente concursado da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1988, tendo ocupado os seguintes Cargos: Professor Auxiliar (1988-1990), Professor Assistente (1990-1994), Professor Adjunto (1994- 2000), Professor Associado (2000-2014), Professor Titular no Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UFRJ desde 2014. Já foi membro do Membro do Conselho Superior de Graduação (CEG-UFRJ), Conselho de Coordenação do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Coordenador de Integração Acadêmica do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Diretor Adjunto de Graduação do Instituto de Química, Coordenador do Curso de Química com Atribuições Tecnológicos e Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra (CCMN). Atualmente é o Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA-UFRJ) e membro da Congregação do Instituto de Química. Também faz parte do Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Rede (PROFQUI). É sócio da Sociedade Brasileira de Química desde 1983, tendo ocupado diversos cargos na Secretaria Regional da SBQ-RJ (Tesoureiro e Vice-Secretário). Na Divisão de Química Inorgânica foi Tesoureiro, Vice-Diretor e Diretor, no período de 2002 a 2012, além de já ter ocupado o Conselho Fiscal em três mandatos, sendo o último na gestão 2018-2020. Também é membro efetivo da Americal Chemical Society. Foi Conselheiro do Conselho Regional de Química da Terceira Região por 12 anos (2003-2017). Ministra aulas de Química Geral e Química Inorgânica nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Já foi homenageado como Paraninfo, Patrono e Professor Homenageado em mais de 15 formaturas dos cursos do Instituto de Química, Escola de Química, Faculdade de Farmácia e Instituto de Biologia. Recebeu a Retorta de Ouro em 2003 e a Medalha do Mérito Acadêmica (CCMN/UFRJ) em 2003 e 2009. Além disso recebeu dois Certificados de Serviços Relevantes Prestados à Nação, emitido pelo Conselho Federal de Química. Já orientou 12 TCC, 6 Iniciações Científicas, 19 Mestrados e 10 Doutorados. Atualmente orienta 1 aluno de IC e 2 alunos de Doutorado (Programa de Química). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Compostos de Coordenação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem molecular, compostos de coordenação, dft, química computacional e bioinorgânica.


Paulo Chagas
Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (1989), Mestre em Química Analítica Inorgânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), Doutor em Educação (UNESA, 2019). Atualmente é docente, professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RIo de Janeiro, IFRJ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Bio-Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, articulação, construção do conhecimento, compostos inorgânicos e qualidade e produtividade. Coordenador Geral da Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ). Membro da Comissão Científica da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).


Luiz Carlos de Abreu Gomes


Cristiana de Barcellos Passinato
Doutoranda em Química Biológica com ênfase em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, no IBqM-UFRJ (CAPES 7). Especialista em Acessibilidade Cultural do Depto de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ. Mestre em Ciências, Ensino de Química do PEQui do IQ-UFRJ. Especialista em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares do CESPEB da Faculdade de Educação da UFRJ. Professora Docente I Coordenou durante 1 ano e 8 meses do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPES) da Diretoria Regional Metropolitana III da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) – núcleo ligado à Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional e, atualmente está na função de Professora Regente de Sala de Recursos no Colégio Estadual Olga Benário Prestes e cargo Professor Docente I (Química). Técnica em Química lotada na Direção do IQ-UFRJ. Atualmente é a TAE responsável pela Acessibilidade do IQ-UFRJ, representante do IQ-UFRJ no Fórum Permanente UFRJ Acessível & Inclusiva, Ex-presidente da Câmara responsável pelos assuntos acadêmicos desse mesmo Fórum, atua como docente credenciada ao CEEQuim (Curso de Especialização em Ensino de Química) do IQ-UFRJ e credenciada como orientadora e colaboradora no curso de Especialização SAEE da UFPel. Produtora de material didático sobre sala de recursos, AEE, educação especial e inclusiva da Faculdade Única, Grupo Prominas, Unidade Ipatinga. Pesquisadora do OIIIIPe (Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica). Estudante vinculada ao Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos de Epistemologia da UFRJ (GI2E2). Compõe a comissão científica do Periódico Internacional Tchê Química.