Membros – CTSQ (Câmara Técnica de Segurança Química)

Carla Calado da Silva (coordenadora)
Licenciada e Bacharel em Química – FTESM- 1996. Curso Superior de Espanhol – Universidade de Salamanca. Professora na Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2002). Formação em Técnica em Química pelo Colégio Mercúrio (1993). Professora substituta de Química analítica Qualitativa, Química analítica Quantitativa, Físico-química, Química Orgânica (aulas práticas e teóricas em laboratórios específicos para cada disciplina (SENAI/CETIQUIT- 2007). Professora de Nível Fundamental e Médio nos Colégios: Issac Newton e Colégio Santa Rosa – Maceió /Al(2000-2002). Conselheira do CRQIII(Conselho Regional de Química Rio de Janeiro). Responsável Técnica da empresa Verzani & Sandrini, área de Portos , Aeroportos e Fronteiras com foco na prevenção de acidentes Químicos e biológicos, e acompanhamento de legislação pertinentes como a Anvisa, Anac, transporte rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo, controle de perdas e envio de relatórios oficiais governamentais. Ampla experiência na área de Metalurgia Galvanoplastia (MOTORTEC /MOLDENOX), Tratamento de superfícies metálicas, anodos, catodos, ETDI, acomodação , armazenagem , estocagem e descarte de produtos químicos, Controle de Qualidade, Tratamento de torres de arrefecimento, tratamento de metais pesados para despejo industrial, armazenamento e estocagem de despejo de cromo trivalente/ hexavalente. Coordenadora da Câmara Técnica de Segurança Química do CRQ3 desde 14/07/2022.


Caroline Borges de S. Santiago
Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária; Técnico em Química Industrial. Mestranda em Ciência dos Materiais e aluna de especialização (lato sensu) em Gestão de Projetos Ambientais. Desenvolve atividades no Serviço de Gestão da Sustentabilidade da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (SGS/ENSP), unidade pertencente à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ). Auxilia os ambulatórios e laboratórios da ENSP quanto ao correto gerenciamento de materiais perigosos (produtos químicos, gases e saneantes) e resíduos. Compõe o Grupo de Interlocutores de Materiais Perigosos (ENSP/Fiocruz), Grupo de Interlocutores de Resíduos (ENSP/Fiocruz), Grupo de Trabalho de Práticas Integrativas e Complementares da ENSP (PICS/ENSP/Fiocruz) e membro do Colegiado de Ambulatório e Laboratório (ENSP/Fiocruz). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5063733047906588


Anderson Gomes de Jesus
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/USP). Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN – 2017). Licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2004) e Bacharel em Química pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO – 2006). Foi Professor e Orientador na Academia Militar das Agulhas Negras. Foi Professor no Colégio Militar do Rio de Janeiro, Técnico Químico de Petróleo Pleno no Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES/PETROBRAS), Técnico Químico de Nuclear na Unidade 2 da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (Angra 2/ELETRONUCLEAR). Atua e se interessa pelas áreas de: preservação de bens culturais; defesa química, biológica, radiológica, nuclear e explosivos; segurança no trabalho; meio ambiente; e divulgação científica.


Jardel Costa Domingos
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), MBA Executivo em Desenvolvimento de Pessoas pela Universidade Dom Bosco/PR (2016), cursando Pós-graduação em Higiene Ocupacional e Perícias pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG) (2022). Tem experiência na área Gestão Industrial, experiência acumulada em indústrias, principalmente na liderança de processos industriais. Nesses anos, atuou em diferentes indústrias, sempre liderando equipes através da garantia da qualidade, confiabilidade, PCP, entregas e segurança de toda a operação, e dentro de uma gestão de eficiências e controles robustos de custos. Na área de gases industriais e medicinais, foi coordenador de operações (Produção e Assistência técnica) no Rio Grande do Sul, compreendendo 4 unidades fabril e atendimento de todos os clientes industriais e medicinais daquele estado. Em 2019 assumiu a responsabilidade por toda as operações de Assistência técnica do Sudeste, Norte e Nordeste, dividida em 6 bases (RJ, MS, ES, BA, PE e PA) compreendendo uma equipe de 22 técnicos de campo e atendendo um leque de mais de 900 clientes com cerca de 2.000 equipamentos instalados. Atualmente, coordena a Regional Sudeste da Air Liquide, divida em 4 plantas (Belford Roxo/RJ, Macaé/RJ, Contagem/MG e Serra/ES) que são responsáveis pela produção para atender todo o mercado industrial, medicinal e offshore do Sudeste.


Michelle Ramos Cavalcante Fortunato
Mestre em Engenharia Química pela EQ/UFRJ. Engenheira Química pela UFRuralRJ. Engenheira de Segurança do Trabalho pela POLI/UFRJ. Licenciada em Química pelo IQ/UFRJ. Química de Petróleo e Biocombustíveis pelo IQ/UFRJ. Especialista em Petróleo/Sistemas Offshore pela COPPE/UFRJ. Especialista em Perícia pela Universidade Castelo Branco (UCB). Atuou como analista ambiental do INEA no setor de Análise de Riscos Ambientais (SARA) e planos de emergência. Possui mais de dez anos de experiência na engenharia química, com maior vivência na área ambiental. Atuou como docente visitante na área de segurança do trabalho no ensino técnico da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisadora na área de caracterização e processamento de biomassas estando vinculada aos laboratórios de Bioetanol (LB) e de RMN de sólidos (LABRMN-1), ambos do IQ/UFRJ. Além disso, desenvolve projetos tecnológicos autônomos com uso de linguagens de programação. Consultora, assistente técnica e perita judicial na área de química e segurança do trabalho.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0916283663189592
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/michellerfortunato/