Membros – CTMA

Harley Martins (coordenador)

Engenheiro Químico; Mestre em Eng. Ambiental; Doutor em Processos Químicos e Meio Ambiente, Pós Graduado em Eng. de Segurança; Pós Graduado em Vigilância Sanitária/ambiental; MBA em Gestão e Tecnologia Ambiental; Auditor Líder Internacional 9001/14001:2015 (BV-IRCA); Auditor Sênior Internacional (IATCA); Instrutor/Consultor Sênior QSMS; Professor Efetivo e Vice-coordenador do IFRJ na área Meio Ambiente; Titular do Plenário/CTs CONEMA/RJ; Titular do Plenário/CTs CONSEMAC/RJ; Conselheiro Titular/Diretor CRQ-RJ. É autor de trabalhos científicos e livro na área de Resíduos Sólidos e foi, ainda, gerente de QSMS (TECHNIP Engenharia, SCET, GENPRO, UTC, CEB, entre outras). Além disso, atuou como funcionário do Sistema Petrobras (CENPES e BR) e dos Grupos Bureau Veritas (BV e BVQI) e MBR (Vale).

 

Aline Mesquita (secretária)

Gestora Ambiental. Pós Graduada em Engenharia Ambiental. Técnica em Química. Funcionária concursada e responsável técnica pelo tratamento de efluentes da NUCLEBRAS Equipamentos Pesados S.A. Membro da Comissão do Uso Racional dos Recursos Naturais da Rede Rio de Sustentabilidade. Atua na área química e ambiental desde 2003. Foi funcionária do Sistema FIRJAN, Grupo Bureau Veritas (BV e BVQI) e ABNT, com experiência em validação de análises laboratoriais, inspeções e auditorias técnicas.

 

Arthur Nascimento

Químico Industrial – Universidade Federal Fluminense. Trabalhou na Universidade do Estado do RJ- Contrato UERJ – SRF Laboratório Nacional de Análises. Ex Instrutor e Coordenador no curso Técnico de Meio Ambiente – CETEN. Ex instrutor do curso de Gestão Ambiental da Faculdade Silva e Souza. Instituto Estadual do Ambiente – Analista Ambiental Químico. Trabalhou na Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILAM/GELIN. Atualmente trabalha na Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental – DISEQ/GELAB, Serviço de Controle de Qualidade – Credenciamento de Laboratórios Ambientais.

 

Charles Domingues

Químico, Graduado em Gestão Ambiental, Pós-graduado em saneamento ambiental, Pós-graduado em Engenharia Ambiental, Perito e Auditor Ambiental; Professor da Universidade Unigranrio – RJ , Professor do Imapor (Instituto de Mar e Portos); Professor do Senai Juiz de Fora- MG; Químico com 36 anos de experiência em tratamento de águas industriais experiencia na área de qualidade de ar interno, Consultor na C Domingues Consultoria; membro palestrante e consultor do Qualindoor (ABRAVA), Presidente do Departamento Nacional de Tratamento de Águas da ABRAVA, membro da ASBRAV, Associado a ANPRAC, Membro do Sindratar-RJ.

 

Felipe Moura

Doutorando em Química pela UFF, Mestre em Química pela PUC-Rio, Graduado em Tecnologia de Processos Químicos pelo IFRJ e formado como Técnico em Meio Ambiente também pelo IFRJ. Atua na área de meio ambiente desde 2006 e atualmente é Servidor Federal no Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da UFF. Já foi Técnico Ambiental no INEA de 2014 a 2017, trabalhando com licenciamento ambiental, e teve passagem por empresa de tratamento de águas e efluentes.

 

Felipe Sombra dos Santos

Engenheiro Químico; Mestre em Eng. Metalúrgica e de Materiais; Doutor em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, Pós Graduado em Eng. Sanitária e Ambiental; Professor Efetivo do Departamento de Engenharia Bioquímica da Escola de Química da UFRJ alocado no setor de Meio Ambiente; Desenvolve pesquisas na área de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos. Possui publicações de artigos científicos e livro na área ambiental.

 

Marcia Cavalcante

Especialista em resíduos e MBE pela COPPE/UFRJ; auditora líder QSMS pelo Bureau Veritas; habilitada em segurança do trabalho pelo SENAC/RJ; graduada e mestre em química pela Faculdade Pedro II e UFRRJ; atuou como pesquisadora no Cenpes, consultora e auditora na sede da Petrobras e como docente nas Universidades de Vassouras e da Petrobras.

 

Marcus Vinícius

Bacharel e Licenciado em Química pela UFRJ; Pós graduado em Engenharia Ambiental pela UNIGRANRIO; Pós graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UCAM; Profissional há 26 anos da empresa White Martins Gases Industriais Ltda. exercendo atualmente o cargo de Especialista em SSMAQ; Auditor interno de Segurança, Saúde, Meio ambiente e Qualidade da White Martins; Auditor do Atuação Responsável (Abiquim); Auditor interno do SGI (ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018) pelo Bureau Veritas; Perito Judicial e Ambiental; Membro da Câmara Técnica de Meio ambiente junto ao CRQ 3ª região (2018-2020); Black Belt (Six Sigma Academy).

 

Rafael Caldeira

Mestre em Engenharia Ambiental pela UERJ (PEAMB), Gestor Ambiental pelo IFRJ e Técnico em Química no CEFETQuímica-RJ. Atua na área química e ambiental desde 2004. Foi técnico ambiental do INEA, contribuindo na fiscalização e no licenciamento ambiental de atividades industriais. Trabalhou no SMS da Petrobras Transportes (TABG-RJ). Atuação como Perito Judicial no Tribunal de Justiça Federal e no TJRJ, consultor de meio ambiente, palestrante, auditor líder de Inventários de Emissões Atmosféricas de Gases de Efeito Estufa, Relatórios de Sustentabilidade do Global Report Initiative (GRI), ISO 14001:2015 (BV-IRCA) e Compliance Ambiental. Atuação também na SGS Certificadora.

 

Robson Santos de Andrade

Gestor Ambiental. Pós graduando especialização em Engenharia Ambiental. Técnico Ambiental (especializado em licenciamento, áreas degradadas, elaboração e implementação de procedimentos e reflorestamento). Técnico em Segurança do Trabalho (especializado em análise de riscos). Perito Ambiental. Consultor e Professor de educação ambiental. Agente de Investigação Particular. Instrutor de Trânsito (especialista em direção defensiva). Funcionário de empresa privada. Atualmente possui perfil ativo como Auxiliar de Justiça – TJ SP e cadastro no CNPq sob o endereço: http://lattes.cnpq.br/1506555450942708.

 

Rodrigo da Silva Oliveira

Bacharel em Química pela UNIGRANRIO, pós graduado em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica da UFRJ. Experiência nas áreas de P&D, Engenharia de Processos e Gestão Ambiental em indústria petroquímica. Auditor Ambiental com atuação nos setores químico, petroquímico, siderurgia, termoelétricas, engenharia de equipamentos pesados, estaleiros, terminais portuários e aeroportuários. Consultor ambiental com experiência em condução de processos de licenciamentos ambientais, atendimento às suas condicionantes e também assuntos que visam a promoção da saúde pública e controle sanitário em portos, aeroportos e recintos alfandegados e assuntos de vigilância sanitária. Consultor e Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil no Rio de Janeiro.

Top