Membros – CTMA

Harley Martins (coordenador)

Engenheiro Químico; Mestre em Eng. Ambiental; Doutor em Processos Químicos e Meio Ambiente, Pós Graduado em Eng. de Segurança; Pós Graduado em Vigilância Sanitária/ambiental; MBA em Gestão e Tecnologia Ambiental; Auditor Líder Internacional 9001/14001:2015 (BV-IRCA); Auditor Sênior Internacional (IATCA); Instrutor/Consultor Sênior QSMS; Professor Efetivo e Vice-coordenador do IFRJ na área Meio Ambiente; Titular do Plenário/CTs CONEMA/RJ; Titular do Plenário/CTs CONSEMAC/RJ; Conselheiro Titular/Diretor CRQ-RJ. É autor de trabalhos científicos e livro na área de Resíduos Sólidos e foi, ainda, gerente de QSMS (TECHNIP Engenharia, SCET, GENPRO, UTC, CEB, entre outras). Além disso, atuou como funcionário do Sistema Petrobras (CENPES e BR) e dos Grupos Bureau Veritas (BV e BVQI) e MBR (Vale).

Aline Mesquita (secretária)

Gestora Ambiental. Pós Graduada em Engenharia Ambiental. Técnica em Química. Funcionária concursada e responsável técnica pelo tratamento de efluentes da NUCLEBRAS Equipamentos Pesados S.A. Membro da Comissão do Uso Racional dos Recursos Naturais da Rede Rio de Sustentabilidade. Atua na área química e ambiental desde 2003. Foi funcionária do Sistema FIRJAN, Grupo Bureau Veritas (BV e BVQI) e ABNT, com experiência em validação de análises laboratoriais, inspeções e auditorias técnicas.

Moacyr Dutra

Gestor Ambiental e Técnico em Química com pós graduação em Engenharia Ambiental. Servidor concursado do INEA desde 2009, atuando no licenciamento ambiental e fiscalizações diversas. Atualmente atua no atendimento a emergências tecnológicas e com produtos químicos no estado do Rio de Janeiro.

Rafael Caldeira

Mestrando em Engenharia Ambiental na UERJ. Gestor Ambiental pelo IFRJ e Técnico em Química pelo CEFETQuímica-RJ. Atua na área química e ambiental desde 2004. Foi técnico ambiental do INEA, contribuindo na fiscalização e no licenciamento ambiental de atividades industriais. Trabalhou no SMS da Petrobras Transportes (TABG-RJ). Atualmente é perito judicial nos Tribunais de Justiça Federal, TJMG e TJRJ, consultor de meio ambiente, palestrante e auditor líder de inventários de emissões de gases de efeito estufa.

Robson Pafume

Mestre em Engenharia Química (UERJ); Pós-Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ); Graduado em Química Industrial (Nuno Lisboa); Técnico em Química Industrial (ITP); Técnico de Segurança do Trabalho (FISS); Supervisor de Radioproteção (CNEN) – MN 0600; Graduando em Ergonomia e Projeto (UFRJ). Instrutor em cursos e treinamentos na área Ambiental e de Segurança do Trabalho.

Marco Antonio Barreto Pinto

Graduado em Química (Licenciatura e Bacharelado) com especialização em Química Ambiental pela UERJ. Atuou por 26 anos na área ambiental da Indústria Química (Bayer S.A) e por 7 anos como Gestor de empresas do segmento de Tratamento de Resíduos Industriais Perigosos (HAZTEC e Vital Ambiental). Desde 2015 atua como Consultor Ambiental pela MALI AMBIENTAL com foco em Gestão Ambiental; Gerenciamento de Resíduos; Transporte de Produtos e Resíduos Perigosos; Tratamento de Efluentes; Tratamento de Resíduos Perigosos e Avaliação/Remediação de áreas contaminadas.

Rodrigo da Silva Oliveira

Bacharel em Química pela UNIGRANRIO, pós graduado em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica da UFRJ. Experiência nas áreas de P&D, Engenharia de Processos e Gestão Ambiental em indústria petroquímica. Auditor Ambiental com atuação nos setores químico, petroquímico, siderurgia, termoelétricas, engenharia de equipamentos pesados, estaleiros, terminais portuários e aeroportuários. Consultor ambiental com experiência em condução de processos de licenciamentos ambientais, atendimento às suas condicionantes e também assuntos que visam a promoção da saúde pública e controle sanitário em portos, aeroportos e recintos alfandegados.

Michelle Fortunato

Graduada em Engenheira Química pela UFRRJ, graduada em Licenciatura em Química pela UFRJ, mestrado em Engenharia Química pela UFRJ e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFRJ. Atuação profissional nas áreas de controle de projetos, controle de qualidade, análises químicas, meio ambiente no setor público atuando como analista ambiental do serviço de análise de riscos ambientais do INEA. Atualmente, atua na área de segurança do trabalho como professora do ensino técnico profissionalizante.

Michelle Ramos

Engenheira Química (EQ-UFRJ); Graduação em Licenciatura Química; MBA Executivo em Gestão Ambiental (IFRJ); Pós Graduação em Segurança do Trabalho (Gestore-UFRJ); Especialização em Engenharia da Qualidade (AVM); Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos (EQ-UFRJ);Professora da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro; Professora de SMS em Cursos Preparatórios de Concurso; Professora de Cursos Técnicos; Consultoria em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho; Experiência em indústrias químicas como Gestora em Sistema de Gestão Integrada de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

Charles Domingues

Químico, Graduado em Gestão Ambiental, Pós-graduado em saneamento ambiental, Pós-graduado em Engenharia Ambiental, Perito e Auditor Ambiental; Professor da Universidade Unigranrio – RJ , Professor do Imapor (Instituto de Mar e Portos); Professor do Senai Juiz de Fora- MG; Químico com 33 anos de experiência em tratamento de águas industriais e qualidade de ar interno, Consultor na C Domingues Consultoria; membro palestrante e consultor do Qualindoor (ABRAVA), Membro da ASBRAV, Associado a ANPRAC, Membro do Sindratar-RJ.

Roberto Amorim

Engenheiro Químico, formado pela UFRJ, com diversos cursos na área ambiental, com destaque para MBA/COPPE/UFRJ e Mestrado Profissional/ LATEC/UFF, trabalhando na PETROBRAS por 39 anos e 11 meses nas áreas de tratamento de água, efluentes e resíduos.

Marcus Vinicius Valença Ferreira

Bacharel em Química e Licenciado em Química pela UFRJ; Pós graduando em Engenharia Ambiental pela Unigranrio (término Jan/19); Especialista da Qualidade da White Martins Gases Industriais Ltda.; Auditor interno de Segurança, Saúde, Meio ambiente e Qualidade da White Martins; Auditor de Atuação Responsável (Abiquim); Auditor interno do SGI (ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018) pelo Bureau Veritas; Perito Judicial e Ambiental (Maxiambiental); Black Belt (Six Sigma Academy).

Felipe Affonso Dantas dos Santos

Doutorando do Programa de Engenharia Ambiental – PEA (EQ/Politécnica – UFRJ); Mestre em tecnologia de processos químicos e bioquímicos (Licenciamento ambiental municipal, EQ- UFRJ); Especialista em gestão ambiental executiva (MBE/COPPE-UFRJ); Especialista engenharia de campo em SMS (PROMINP – UFF); Químico Industrial (EQ-UFRJ); Auditor Ambiental Líder Certificado (CONAMA 306 e Compliance Ambiental). Analista ambiental – Químico no serviço de operações em emergências ambientais – SOPEA/INEA. Experiência como membro, coordenador e supervisor de equipes na realização de estudos ambientais como: EIA/ RIMA, PCA, PGRS, dentre outros.

Vinicius de Oliveira

Químico Industrial (UFF); Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente (ENSP/FIOCRUZ); Mestre em Química Inorgânica (UFRJ); Especialista em Governos e Políticas Públicas Locais pela Universidade de Castilla-La Mancha/Espanha, Identificação e Gerenciamento de Sítios Contaminados por Bifenilas Policloradas (USP), Gestão para a Educação Ambiental (UERJ) e Gestão Pública (COPPEAD); Químico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro (SMAC), destacando-se as atividades como Gerente de Qualidade do Ar, Gerente de Licenciamento Ambiental e responsável pelos projetos de requalificação de áreas degradas/contaminadas. Atualmente é Coordenador do Programa Líderes Carioca na prefeitura e professor da rede estadual desde 1998.

Luciano Azevedo Mendes

Especialista em Licenciamento Ambiental e em Gerenciamento de Projetos, prestando serviços para Petrobras há 15 anos na área de licenciamento para implementação de projetos junto a diversos órgãos licenciadores (IBAMA, INEA, CETESB, INEMA e Secretarias de Meio Ambiente), agências reguladoras (ANEEL, ANP, ANTAQ) e demais autarquias (Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, ICMBio, DNPM, IPHAN, SPU). Sólidos conhecimentos dos requisitos legais e normativos aplicados ao licenciamento ambiental e à conformidade regulatória de projetos de Exploração & Produção, Refino, Gás & Energia.

Top