Membros – CTMA (Câmara Técnica de Meio Ambiente)

 

Harley Martins (coordenador)
Vice-presidente do CRQ-III. Engenheiro Químico; Mestre em Eng. Ambiental; Doutor em Processos Químicos e Meio Ambiente, Pós Graduado em Eng. de Segurança; Pós Graduado em Vigilância Sanitária/ambiental; MBA em Gestão e Tecnologia Ambiental; Auditor Líder Internacional 9001/14001:2015 (BV-IRCA); Auditor Sênior Internacional (IATCA); Instrutor/Consultor Sênior QSMS;Professor titular e coordenador do IFRJ na área Meio Ambiente; Titular do Plenário/CTs CONEMA/RJ; Titular do Plenário/CTs CONSEMAC/RJ; Conselheiro Titular/Diretor CRQ-RJ. É autor de trabalhos científicos e livro na área de Resíduos Sólidos e foi, ainda, gerente de QSMS (TECHNIP Engenharia, SCET, GENPRO, UTC, CEB, entre outras). Além disso, atuou como funcionário do Sistema Petrobras (CENPES e BR) e dos Grupos Bureau Veritas (BV e BVQI) e MBR (Vale).


Aline Mesquita (secretária)
Gestora Ambiental. Pós-Graduada em Engenharia Ambiental. Pós-Graduada em Direito Ambiental. Pós-Graduanda em Gestão e Responsabilidade Socioambiental. Técnica em Química. Conselheira Suplente do CRQ-RJ. Perita Judicial e Ambiental (Maxiambiental). Funcionária concursada da Nuclebras. Atua na área química e ambiental desde 2001, tendo trabalhado no Sistema FIRJAN, Grupo Bureau Veritas e ABNT. Possui experiência em tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos, avaliação de emissões atmosféricas e veiculares,  educação ambiental, validação de análises laboratoriais, inspeções e auditorias técnicas para avaliação de conformidade.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2203947680993736


Arthur Nascimento
Químico Industrial – Universidade Federal Fluminense. Trabalhou na Universidade do Estado do RJ- Contrato UERJ – SRF Laboratório Nacional de Análises. Ex Instrutor e Coordenador no curso Técnico de Meio Ambiente – CETEN. Ex instrutor do curso de Gestão Ambiental da Faculdade Silva e Souza. Instituto Estadual do Ambiente – Analista Ambiental Químico. Trabalhou na Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILAM/GELIN. Atualmente trabalha na Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental – DISEQ/GELAB, Serviço de Controle de Qualidade – Credenciamento de Laboratórios Ambientais.


Felipe Sombra dos Santos
Engenheiro Químico; Mestre em Eng. Metalúrgica e de Materiais; Doutor em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, Pós Graduado em Eng. Sanitária e Ambiental; Professor Efetivo do Departamento de Engenharia Bioquímica da Escola de Química da UFRJ alocado no setor de Meio Ambiente; Desenvolve pesquisas na área de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos. Possui publicações de artigos científicos e livro na área ambiental.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5926740038366443 


Felipe Pereira de Moura
Doutorando em Química na área de espectrometria (UFF), mestre em Química na área de radioquímica ambiental (PUC Rio), graduado em Processos Químicos e formado em Meio Ambiente (IFRJ). Atua na área de meio ambiente desde 2006. Trabalhou com análise de balneabilidade de praias, apoio ao licenciamento ambiental e processos de separação por membranas para tratamento de águas e efluentes. Foi servidor do INEA e atualmente é servidor da UFF. Integra o LISA – Laboratório Interdisciplinar de Soluções Ambientais, o HIDROUFF – Laboratório de Hidráulica e o LESPA – Laboratório de Especrtoanalítica Aplicada. Atualmente tem pesquisas em Geração fotoquímica de vapor como alternativa de introdução de amostras em MIP OES e em Desenvolvimento e aplicação de técnicas de análise fluidodinâmica para quantificação e avaliação de vazamentos subsea a partir de imagens em parceria com a PETROBRAS.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9544858885313065
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/felipe-moura-450a1938/


Isabella Scorzelli
Gestora Ambiental e Sustentabilidade. Mestre e Doutora em Ciência dos Materiais e Metalurgia. Atualmente é consultora autônoma. Atua na área de gestão ambiental e sustentabilidade desde 1994. Trabalhou no Sistema FIRJAN, PUC-Rio, Grupo Bureau Veritas, BNDES através da cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Possui experiência em Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Economia Circular, Auditoria Ambiental, Elaboração de projetos para fomento e Gestão de projetos.


Marcia Cavalcante
Especialista em resíduos e MBE pela COPPE/UFRJ; auditora líder QSMS pelo Bureau Veritas; habilitada em segurança do trabalho pelo SENAC/RJ; graduada e mestre em química pela Faculdade Pedro II e UFRRJ; atuou como pesquisadora no Cenpes, consultora e auditora na sede da Petrobras e como docente nas Universidades de Vassouras e da Petrobras.


Marcus Vinícius
Bacharel e Licenciado em Química (UFRJ); Pós graduado em Engenharia Ambiental (Unigranrio); Pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade Cândido Mendes); Especialista de SSMAQ da White Martins Gases Industriais Ltda.; Auditor interno de SSMAQ da White Martins Gases Industriais Ltda.; Auditor do Atuação Responsável (Abiquim); Auditor interno do SGI (ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018) pelo Bureau Veritas; Perito Judicial e Ambiental (Maxiambiental); Black Belt (Six Sigma Academy).
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marcus-vinicius-valen%C3%A7a-ferreira-6a193726/


Moacyr Dutra Junior


Rafael Caldeira
Mestre em Engenharia Ambiental pela UERJ (PEAMB), Gestor Ambiental pelo IFRJ e Técnico em Química no CEFETQuímica-RJ. Atua na área química e ambiental desde 2004. Foi técnico ambiental no INEA, atuou no licenciamento ambiental de atividades industriais. Trabalhou no SMS da Petrobras Transportes (TABG-RJ). Consultor ambiental na Arati Gestão Ambiental. Perito Judicial na Justiça Federal. Auditor líder de Inventários de Emissões Atmosféricas de Gases de Efeito Estufa, Programa GHG Protocol, Relatórios de Sustentabilidade do Global Report Initiative (GRI) e ISO 14001:2015 (BV-IRCA). Revisor Técnico dos Periódicos Científicos Journal of Clean Production e o Journal of Environmental Management.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1940839148587502
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/caldeira-quimicaambiental

 


Robson Pafume


Roberto da Silva Amorim
Engenheiro Químico, formado pela UFRJ, com diversos cursos na área ambiental, com destaque para MBA/COPPE/UFRJ e Mestrado Profissional/ LATEC/UFF, tendo trabalhado na PETROBRAS por 39 anos e 11 meses nas áreas de tratamento de água, efluentes e resíduos, tendo exercido diversas funções.


Robson Santos de Andrade
Gestor Ambiental. Pós graduado – especialização em Engenharia Ambiental. Técnico Ambiental (especializado em licenciamento, áreas degradadas, elaboração e implementação de procedimentos e reflorestamento). Técnico em Segurança do Trabalho (especializado em análise de riscos). Perito Ambiental. Consultor e Professor de educação ambiental. Agente de Investigação Particular (Detetive). Instrutor de Trânsito (especialista em direção defensiva). Funcionário de empresa privada. Atualmente possui perfil ativo como Auxiliar de Justiça – TJ SP e cadastro no CNPq sob o endereço: http://lattes.cnpq.br/1506555450942708


Rodrigo da Silva Oliveira
Bacharel em Química registrado no CRQ-III, pós graduado em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica da UFRJ. Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil no Rio de Janeiro. Membro da Câmara Técnica de Meio Ambiente do CRQ-III. Profissional pelo desenvolvimento sustentável associado à ABRAPS. Significativa experiência nas áreas de P&D, Engenharia de Processos e Gestão Ambiental em indústria petroquímica. Auditor Ambiental com atuação em 
 diferentes setores. Consultor ambiental com significativa experiência em condução de processos de licenciamentos ambientais, atendimento às suas condicionantes e assuntos que visam à promoção da saúde pública e controle sanitário em portos, aeroportos e recintos alfandegados.


Vinicius de Oliveira
Químico Industrial, Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialista em Educação Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, tendo atuado nas áreas de avaliação da qualidade do ar, licenciamento ambiental e gerenciamento de áreas contaminadas, tendo concluído cursos de extensão em gerenciamento de áreas contaminadas por PCB na USP, gestão executiva na COPPEAD/UFRJ e gestão local pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM/Espanha). Atuou como professor colaborador do curso de Engenharia Química da UERJ e da pós-gradução em meio ambiente e saúde do SENAC. Professor da rede pública de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

Top