Membros – CTMA (Câmara Técnica de Meio Ambiente)

Aline Mesquita (coordenadora)
Conselheira do CRQ-III. Técnica em Química. Gestora Ambiental. Pós-Graduada em Engenharia Ambiental. Pós-Graduada em Direito Ambiental. Pós-Graduada em Gestão e Responsabilidade Socioambiental. Técnica em Química. Perita Judicial e Ambiental. Funcionária concursada da NUCLEBRAS. Atua na área química e ambiental desde 2001, tendo trabalhado no Sistema FIRJAN, Grupo Bureau Veritas e ABNT. Possui experiência em tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos, avaliação de emissões atmosféricas, educação ambiental, validação de análises laboratoriais, inspeções e auditorias técnicas para avaliação de conformidade.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2203947680993736


Felipe Sombra dos Santos
Engenheiro Químico; Mestre em Eng. Metalúrgica e de Materiais; Doutor em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, Pós Graduado em Eng. Sanitária e Ambiental; Professor Efetivo do Departamento de Engenharia Bioquímica da Escola de Química da UFRJ alocado no setor de Meio Ambiente; Desenvolve pesquisas na área de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos. Possui publicações de artigos científicos e livro na área ambiental.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5926740038366443 


Caroline Borges de S. Santiago
Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária; Técnico em Química Industrial. Mestranda em Ciência dos Materiais e aluna de especialização (lato sensu) em Gestão de Projetos Ambientais. Desenvolve atividades no Serviço de Gestão da Sustentabilidade da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (SGS/ENSP), unidade pertencente à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ). Auxilia os ambulatórios e laboratórios da ENSP quanto ao correto gerenciamento de materiais perigosos (produtos químicos, gases e saneantes) e resíduos. Compõe o Grupo de Interlocutores de Materiais Perigosos (ENSP/Fiocruz), Grupo de Interlocutores de Resíduos (ENSP/Fiocruz), Grupo de Trabalho de Práticas Integrativas e Complementares da ENSP (PICS/ENSP/Fiocruz) e membro do Colegiado de Ambulatório e Laboratório (ENSP/Fiocruz). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5063733047906588


Isabella Scorzelli
Gestora Ambiental e Sustentabilidade. Mestre e Doutora em Ciência dos Materiais e Metalurgia. Atualmente é consultora autônoma. Atua na área de gestão ambiental e sustentabilidade desde 1994. Trabalhou no Sistema FIRJAN, PUC-Rio, Grupo Bureau Veritas, BNDES através da cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Possui experiência em Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Economia Circular, Auditoria Ambiental, Elaboração de projetos para fomento e Gestão de projetos.

 


Marcus Vinícius
Bacharel e Licenciado em Química (UFRJ); Pós graduado em Engenharia Ambiental (Unigranrio); Pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade Cândido Mendes); Especialista de SSMAQ da White Martins Gases Industriais Ltda.; Auditor interno de SSMAQ da White Martins Gases Industriais Ltda.; Auditor do Atuação Responsável (Abiquim); Auditor interno do SGI (ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018) pelo Bureau Veritas; Perito Judicial e Ambiental (Maxiambiental); Black Belt (Six Sigma Academy).
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marcus-vinicius-valen%C3%A7a-ferreira-6a193726/


Hugo Borges Pereira
Engenheiro Químico com mestrado em Engenharia Química (ênfase em Catálise) pela UERJ. Pós-graduação em Engenharia de Processamento da Universidade Petrobras/UERJ. MBA em Gerenciamento de Projetos pelo IBMEC. Experiência de mais de 18 anos, tendo atuado na área de consultorias e auditorias ambientais, gerenciamento de resíduos, engenharia básica, projetos de P&D e gerenciamento de projetos para desenvolvimento da produção de campos de petróleo e para construção de plataformas. Atualmente, atua na Petrobras como coordenador da área de relacionamento externo para projetos de descomissionamento.


Igor Rabello Ferreira Henriques Pereira
Químico Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da UFRJ, com pesquisa na área de química ambiental. Atualmente, cursando módulo de especialização em gestão ambiental na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Exerce o cargo de Chefe do Serviço de Acompanhamento de Licenças no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), atuando no acompanhamento e fiscalização de empreendimentos licenciados no Estado do Rio de Janeiro. Passagem nos setores público e privado com foco em gerenciamento de áreas contaminadas e estações de tratamento de águas, esgotos e efluentes industriais.
Integrante da comissão permanente de acompanhamento dos instrumentos comunicados do Inea (Portaria Inea nº 1.173/2022) e do Comitê Gestor do Fórum Ambiental da UFRJ (Portaria Reitoria /UFRJ nº 7.428). Coordenador técnico do Programa Alga – Acompanhamento de Licenças do Guandu e Adjacências (Resolução Inea nº 256).


Robson Pafume
 Mestre em Engenharia Química (UERJ); Pós-Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ); Graduado em Química Industrial (Nuno Lisboa); Técnico de Química Industrial (ITP); Técnico de Segurança do Trabalho (FISS); Supervisor de Radioproteção (CNEN) – MN 0600; Graduando em Ergonomia e Projeto (UFRJ). Instrutor em cursos e treinamentos na área Ambiental e de Segurança do Trabalho.

 

 


José Marcus de Oliveira Godoy
Possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia Nuclear pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Radioquímica – Technische Universität München (1983). Atualmente, é professor titular da Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Aplicações de Radioisótopos, atuando principalmente nos seguintes
temas: sedimentos, icp-ms, pb-210, datação, petróleo, Química Forense e análise isotópica.


Luciano Dias dos Santos Xavier
Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2008), graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009), Especialização em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2011), Especialização em Planejamento implementação e gestão de EAD pela Universidade Federal Fluminense (2015), Mestrado profissional em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Atualmente exerce o cargo de Fiscal III no Conselho Regional de Química – RJ. Atuou como agente de saneamento da Companhia Estadual de Aguas e Esgotos – Cedae. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia de processos, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de separação por membranas, tratamento de água e esgotos, adsorção em carvão ativado, coagulação-floculação, ensino de química e educação química.


Michelle Ramos Cavalcante Fortunato
Mestre em Engenharia Química pela EQ/UFRJ. Engenheira Química pela UFRuralRJ. Engenheira de Segurança do Trabalho pela POLI/UFRJ. Licenciada em Química pelo IQ/UFRJ. Química de Petróleo e Biocombustíveis pelo IQ/UFRJ. Especialista em Petróleo/Sistemas Offshore pela COPPE/UFRJ. Especialista em Perícia pela Universidade Castelo Branco (UCB). Atuou como analista ambiental do INEA no setor de Análise de Riscos Ambientais (SARA) e planos de emergência. Possui mais de dez anos de experiência na engenharia química, com maior vivência na área ambiental. Atuou como docente visitante na área de segurança do trabalho no ensino técnico da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisadora na área de caracterização e processamento de biomassas estando vinculada aos laboratórios de Bioetanol (LB) e de RMN de sólidos (LABRMN-1), ambos do IQ/UFRJ. Além disso, desenvolve projetos tecnológicos autônomos com uso de linguagens de programação. Consultora, assistente técnica e perita judicial na área de química e segurança do trabalho.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0916283663189592
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/michellerfortunato/


Sheila Barbosa Martins
Mestre em Ciências Química (UFRJ), Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (UFRJ), Licencianda em Química (UERJ) e técnica em Química (ETFQ-RJ). Atualmente profissional da qualidade da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), com atuação em gestão de controle de qualidade e certificação de laboratórios de ensaios. Vivência de liderança da coordenação de controle de qualidade de esgotos na Estação de Tratamento de Esgotos Alegria (ETE Alegria), exercendo atividades nas áreas de controle de qualidade, gestão da qualidade, tratamento de efluentes, certificação de laboratórios, reciclagem agrícola, estabilização química, lodo de esgoto e secagem térmica. Atuação em segurança do trabalho em atividades de ETEs e ETA.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5963224033771446
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/sheila-martins-533b9180/

 


Charles Domingues
Químico, Graduado em Gestão Ambiental, Especialista em águas para AVAC-R, Especialista em Engenharia Ambiental, Especialista em Química Ambiental, Especialista em saneamento ambiental, Perito e Auditor Ambiental; Professor nas Universidades Unigranrio – RJ; Celso Lisboa – RJ e Souza Marques – RJ. Membro, palestrante e Past. President do Qualindoor (ABRAVA), fundador e Presidente do Departamento Nacional de Tratamento de águas – DNTA (ABRAVA), Membro da Câmara Técnica de Meio ambiente CRQ-3 (CTMA), Consultor na C Domingues Consultoria.

 

Top