
David Tabak (coordenador)
Químico Industrial (1964) pela Escola Nacional de Química (atual Escola de Química) da UFRJ e Ph.D. em Polímeros (1970) pela atual Polytechnic University of New York, nos EUA. É um dos criadores, e seu primeiro Coordenador, do Curso de PG em Ciência e Tecnologia de Polímeros do (IMA-PEM), Instituto de Macromoléculas Profª. Eloísa Mano, da UFRJ. Foi Professor e Diretor do Instituto de Química da UFRJ, tendo orientado mais de trinta teses de Mestrado e de Doutorado. Foi Gerente de Produção, de Treinamento Operacional e de Desenvolvimento de Produtos da Bayer S.A. por 14 anos e Diretor Industrial da Empresa Nacional de Química (ENQ) por três anos. Foi Presidente da ABQ (Associação Brasileira de Química) e representante do Brasil na Divisão de Polímeros da IUPAC. É autor do “Dicionário de Polímeros”, publicado pela editora Interciência e do “Compêndio de Nomenclatura Macromolecular”, uma tradução de obra publicada pela IUPAC, editado pela e-Papers no Brasil. Foi Consultor de Biomanguinhos e de Farmanguinhos, ambos da Fiocruz/Ministério da Saúde, por mais de 20 anos. Por mais de três décadas foi Conselheiro Regional Efetivo do CRQ-3. Nos últimos dois anos foi Conselheiro Federal Suplente e, em seguida, Conselheiro Federal Efetivo do Conselho Federal de Química, representando o CRQ-III.

Alcione Carvalho
Graduada em Química com Licenciatura e Bacharelado com Orientação Tecnológica Industrial, possui Mestrado e Doutorado em Ciências com ênfase em Química Orgânica pelo Instituto de Química da UFRJ. Concluiu MBA em Gestão e Gerenciamento de Projetos pelo Núcleo de Pesquisa em Planejamento e Gestão da Escola Politécnica da UFRJ. Atua como Pesquisadora em Química Medicinal desde 2000 e é Professora Universitária desde 2005. Atualmente, realiza seu Pós-doutorado Sênior na Faculdade de Farmácia da UFF.
Anna Cristina da Costa e Souza
Graduada em Engenharia Química pela Faculdade Senai Cetiqt ,Pós-Graduações em Metodologia do Ensino de Química e Física,Engenharia da Qualidade, e Desenvolvimento e Produção de Cosméticos. Atualmente, mestranda no Instituto Militar de Engenharia (IME).
Rogério d’Avila Rocha Bastos

Técnico Químico pela ETFQ-RJ – 1975, Bacharel em Química com atribuições tecnológicas pela FTESM – 1979, Pós-graduado em Engenharia Sanitária pela UERJ – 1986. Consultoria em Sistemas da Qualidade pelo SEBRAE – 2005; Auditor da Qualidade ISO 9000 pelo Bureau Veritas – 2010. Atuação profissional com 33 anos na indústria química na fabricação de reagentes analíticos e detergentes para uso industrial. Atua consultor em gestão da qualidade e organização empresarial, membro de comitê técnico da ABNT (CB025 – Sistemas da Qualidade/Tecnologias de Suporte) e com quatro anos de participação na Câmara Técnica de Cosméticos, Fármacos e Saneantes do CRQ-III.
Valdir Florencio da Veiga JúniorBacharel em engenharia química pela Escola de Química da UFRJ. Os estudos de pós-graduação foram realizados na química orgânica de produtos naturais, com substâncias da biodiversidade brasileira. Estuda há 3 décadas os bioativos amazônicos, 12 anos como professor na UFAM, em Manaus, e como professor visitante na University of York, na Inglaterra. Desde 2017 é professor de Química Industrial nas áreas de Química Sustentável, Bioeconomia e Processos Orgânicos no Instituto Militar de Engenharia (IME).
Vera Lucia Moutinho Fortes da Silva
Química industrial e com mestrado em ciência e tecnologia de alimentos (UFRRJ). Atua em consultoria e assessoria técnica em desenvolvimento de produto, montagem industrial, preparação de manuais de boas práticas de fabricação, procedimentos operacionais padrão, manual da qualidade, treinamento das boas práticas, Validações, relatório de informações em atendimento às normas da ANVISA, VISA, INEA,INPI, CRs, IBAMA, Licenciamento junto as prefeituras, VISA,ANVISA,INEA e Corpo de Bombeiros, registro e notificações de produtos junto a ANVISA, preparação de documentação para licença inicial e gestão ambiental.
_______________________________________________________________________
Fabio Dantas
Engenheiro Químico pela UERJ (1996), Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Eloísa Mano/UFRJ. Nos últimos 27 anos de atuação profissional tem trabalhado em P&D de processos e produtos inovadores para área da saúde humana e animal e controle biológico. Atuou como pesquisador em tecnologia farmacêuticas em FarManguinhos/FIOCRUZ entre 1996 e 2004. O foco de trabalho nos últimos anos tem sido o desenvolvimento de métodos de nanoencapsulamento de moléculas ativas, dentre elas, fármacos para tratamento de doenças pulmonares, agentes antibioincrustantes, biomoléculas, betacarotenos, exossomos, entre outras. Também vem atuando no desenvolvimento de método e processos para amorfização de fármacos por extrusão (HME) e impressão 3D coordenando o grupo pioneiro nestas tecnologias no Brasil. Outra linha de interesse é a obtenção de biopolímeros por rotas biotecnológicas baseada em microalgas. Tem atuado ou atuou com grupos de pesquisas na UERJ, UFRJ, USP, UNIFESP, UNIVASF, CTI, Universidade Simon Bolívar (Venezuela), École IMT Mines Albi (França), Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) e com empresas privadas via EMBRAPII. Atualmente pesquisador no Instituto Nacional de Tecnologia (desde 2004) e lidera o Grupo de Biomateriais Poliméricos constituído em 2012.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/6788281395075788
Linkedin – http://www.linkedin.com/in/fabiomldantas
Vanderlina Oliveira
Formada em Engenharia Química (1979) e em Química Industrial (1982) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua há mais de 40 anos na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) de produtos cosméticos, com 37 anos dedicados à direção do setor de P&D&I da Embelleze.
Sua trajetória é marcada pela criação e desenvolvimento de formulações de alta performance nas áreas de cosméticos capilares, corporais, produtos de perfumaria, transformação química capilar, tinturas, cosméticos decorativos e dermocosméticos.
Atualmente, é consultora independente nas áreas cosmética e pet, à frente da Universo Consultoria e Treinamento, empresa especializada em soluções estratégicas de inovação, regulamentação e desenvolvimento de produtos. Atua também como formadora de equipes técnicas, ministrando cursos “in company” sobre temas como qualidade cosmética, morfologia capilar, colorações e produtos de transformação.
Fabio Pereira de Souza
Ao longo de sua carreira, acumulou experiências em instituições públicas e privadas, com destaque para sua atuação como responsável pelo Setor de Fiscalização Sanitária de Indústrias de Saneantes na Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual do Rio de Janeiro (2002 a 2014) e como assessor de fiscalização e registro no Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ-3), onde também é membro, desde 2019, da Câmara Técnica de Cosméticos, Fármacos e Saneantes.
Sua formação é complementada por cursos estratégicos em áreas como Direito Sanitário, Inspeção de Empresas de Cosméticos e Saneantes (ANVISA), Validação de Sistemas Computadorizados e Auditoria em Sistemas de Gestão Integrado (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001).
Atuou como gerente de qualidade na Indústria Tornofer Usinagem Ltda., onde exerce a função de Diretor Executivo. Desde 2023, também atua como químico na Coordenação de Vigilância e Fiscalização de Alimentos da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SUVISA/SES/RJ).
Edson Ferreira da Silva
Graduação em Química Industrial pela Faculdades Reunidas Professor Nuno Lisbôa (1987). Possui mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atua como professor na Universidade do Grande Rio (Bolsista de Produtividade em Pesquisa da FUNADESP/UNIGRANRIO) e como Coordenador de projetos de pesquisa e tecnológicos no Instituto de Tecnologia em Fármacos-FIOCRUZ. Tem experiência na área de Química , com ênfase em Química Orgânica, Química Medicinal e Métodos Cromatográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de moléculas bioativas com potencial atividade tripanocida, desenvolvimento de metodologia de preparação em escala pré-piloto de fármacos conhecidos, visando transferência tecnológica para empresas nacionais.Orienta/coorienta projetos de doutorado/mestrado, monografia e IC, junto ao Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da UFRJ e ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Biomédicas (Farmacologia e Química Medicinal) da UFRJ.

