Membros – CTCFS (Câmara Técnica de Cosméticos, Fármacos e Saneantes)

Antônio Carlos Moreira da Rocha (coordenador)


Alcione Carvalho
Graduada em Química (Licenciatura e Bacharelado) com Orientação Tecnológica Industrial; Mestre e Doutora em Ciências – Química Orgânica – no Instituto de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ). Trabalhou como pesquisadora por 19 anos na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Instituto Tecnológico de Fármacos – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atualmente é consultora em gestão de projetos de P&D no Núcleo de Inovação Radical de Fármacos para indústria farmacêutica de grande porte; É pesquisadora de Pós-Doutorado (PhD) na área de Química Medicinal do Instituto de Química da Universidade Fluminense (UFF) e cursa Master of Business Administration (MBA) em Gestão e Gerenciamento de Projetos no Núcleo de Pesquisas em Planejamento e Gestão (NNPG-UFRJ).


Altivo Pitaluga Júnior


Anna Cristina da Costa e Souza
Graduada em Engenharia Química pela Faculdade Senai Cetiqt, Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Química e Física, Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade, Pós Graduanda em Desenvolvimento e Produção de Cosméticos.


Euclair José Tavares
Graduado em Farmácia pela UGF – Gama Filho; Química Tecnológica; Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial pelo CEFET MG e também Técnico em Química. Pós graduado em Química e Toxicologia Forense, Botânica e Mestrando em Eng. Petroquímica pela UFRJ. Atua como Responsável Técnico por indústria de Saneantes e Cosméticos. E, também professor no sistema Firjan e no IFRJ em supervisão industrial na parceria escola-empresa de diversos alunos. Atuou como pesquisador em Minas no CDTN – Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear / Embrapa. Atuou como Farmacêutico – Responsável Técnico em redes de farmácias e drogarias. Atua como consultor regulatório e desenvolvimento de diversos tipos e segmentos de produtos com marcas próprias , Fertilizantes e produtos Farmacêuticos Veterinários.


Fabio Pereira de Souza
Bacharel em Química com atribuições tecnológicas-IQ-UFRJ; Pós-graduado em vigilância sanitária-Instituto Sírio-Libanes. Chefiou a Fiscalização de indústrias de saneantes na Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro de 2002 à 2014 e a serviço de fiscalização e registro profissional do Conselho Regional de Química de 2014 à 2021.


Mariele Andrade Balbi


Rogério d’Avila Rocha Bastos
Bacharel em Química com Orientação Tecnológica – FTESM; Pós-Graduação em Engenharia Sanitária – UERJ; Técnico Químico – ETFQ-RJ; Consultoria para Implantação da ISO 9001 – SEBRAE; Auditor da Qualidade ISO 9001 – Bureau Véritas; Membro do Comitê ABNT/CB-025/CE para avaliação de Normas Técnicas em elaboração e revisão. Gestor da Qualidade em indústria química na produção de reagentes analíticos, farmoquímica e domissanitários por mais de 25 anos. Elaboração de projetos de purificação de produtos químicos e implantação de laboratório de controle de qualidade.


Valdir Florencio da Veiga Júnior
Bacharel em engenharia química pela Escola de Química da UFRJ. Os estudos de pós-graduação foram realizados na química orgânica de produtos naturais, com substâncias da biodiversidade brasileira. Estuda há 3 décadas os bioativos amazônicos, 12 anos como professor na UFAM, em Manaus, e como professor visitante na University of York, na Inglaterra. Desde 2017 é professor de Química Industrial nas áreas de Química Sustentável, Bioeconomia e Processos Orgânicos no Instituto Militar de Engenharia (IME).


Top