Membros – CTCFS (Câmara Técnica de Cosméticos, Fármacos e Saneantes)

Antônio Carlos Moreira da Rocha (coordenador)
Engenheiro Químico pela Escola de Química da UFRJ(1973); Mestre em Tecnologia pelo CEFETRJ (2003); Doutorando em final de Tese em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFF na área de Gestão, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável, Especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Escola de Engenharia da UFRJ. Conselheiro por três gestões no CRQ, atualmente conselheiro suplente do CRQ, C. Atualmente Coordenador da Câmara Técnica de Cosméticos Fármacos e Saneantes, IV da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, do Departamento de Operações e Projetos Industriais do |Instituto de Química , lecionou por cinco anos no Curso de Engª Química do Instituto |Militar de Engenharia -IME; lecionou nos Cursos de Tecnologia e Engenharia Mecânica da Universidade Gama Filho – UGF; lecionou no Curso de Engª Mecânica da Universidade santa Úrsula _ USU; lecionou no Curso de Formação Tecnológica na Faculdade de Humanidades do Colégio Pedro II – FAHUPE, Tem experiência em desenvolvimento e Projetos na área de Engenharia Química. Experiência internacional em projetos, planta piloto, produção e desenvolvimento em unidade industrial na produção de fármacos, planta industrial; conhecimentos na produção de microalgas, Sistemas Termodinâmicos, sistemas de Transferência de Calor e de Massa, Sistemas Sonoquímicos e de Corrosão.


Alcione Carvalho
Graduada em Química (Licenciatura e Bacharelado) com Orientação Tecnológica Industrial; Mestre e Doutora em Ciências – Química Orgânica – no Instituto de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ). Trabalhou como pesquisadora por 19 anos na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Instituto Tecnológico de Fármacos – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atualmente é consultora em gestão de projetos de P&D no Núcleo de Inovação Radical de Fármacos para indústria farmacêutica de grande porte; É pesquisadora de Pós-Doutorado (PhD) na área de Química Medicinal do Instituto de Química da Universidade Fluminense (UFF) e cursa Master of Business Administration (MBA) em Gestão e Gerenciamento de Projetos no Núcleo de Pesquisas em Planejamento e Gestão (NNPG-UFRJ).


Anna Cristina da Costa e Souza
Graduada em Engenharia Química pela Faculdade Senai Cetiqt, Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Química e Física, Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade, Pós Graduanda em Desenvolvimento e Produção de Cosméticos.


Rogério d’Avila Rocha Bastos
Técnico Químico pela ETFQ-RJ; Bacharel em Química com
atribuições tecnológicas pela FTESM; Pós-graduado em Engenharia Sanitária pela UERJ. Tem 33 anos de atuação na indústria química na fabricação de reagentes analíticos e detergentes para uso industrial. Atua como membro de comitê técnico da ABNT (CB025 – Sistemas da Qualidade/Tecnologias de Suporte).


Fabio Pereira de Souza
Bacharel em Química com atribuições tecnológicas-IQ-UFRJ; Pós-graduado em vigilância sanitária-Instituto Sírio-Libanes. Chefiou a Fiscalização de indústrias de saneantes na Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro de 2002 à 2014 e a serviço de fiscalização e registro profissional do Conselho Regional de Química de 2014 à 2021.


Valdir Florencio da Veiga Júnior
Bacharel em engenharia química pela Escola de Química da UFRJ. Os estudos de pós-graduação foram realizados na química orgânica de produtos naturais, com substâncias da biodiversidade brasileira. Estuda há 3 décadas os bioativos amazônicos, 12 anos como professor na UFAM, em Manaus, e como professor visitante na University of York, na Inglaterra. Desde 2017 é professor de Química Industrial nas áreas de Química Sustentável, Bioeconomia e Processos Orgânicos no Instituto Militar de Engenharia (IME).


Top