Membros – CTTIC (Câmara Técnica de Tecnologia, Inovação e Competitividade)

 Eliana Mossé Alhadeff (coordenadora)
Graduada em Engenharia Química pela EQ-UFRJ (1979), com mestrado em Tecnologia de Processos Bioquímicos- EQ-UFRJ (1984), e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos – EQ-UFRJ (2005). Atualmente é professora Associada IV do Departamento de Engenharia Bioquímica da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conselheira do Conselho Regional de Química – 3ª Região (30/08/2017-31/07/2020; 01/08/2020-31/07/2023). Coordenadora da Câmara Técnica de Inovação, Tecnologia e Competitividade (11/04/2018-11/04/2020;12/04 2020-11/04/2021). Atua ainda ministrando disciplinas no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis, da Escola de Química da UFRJ.


Alcione Carvalho
Graduada em Química (Licenciatura e Bacharelado) com Orientação Tecnológica Industrial; Mestre e Doutora em Ciências – Química Orgânica – no Instituto de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ). Trabalhou como pesquisadora por 19 anos na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Instituto Tecnológico de Fármacos – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atualmente é consultora em gestão de projetos de P&D no Núcleo de Inovação Radical de Fármacos para indústria farmacêutica de grande porte; É pesquisadora de Pós-Doutorado (PhD) na área de Química Medicinal do Instituto de Química da Universidade Fluminense (UFF) e cursa Master of Business Administration (MBA) em Gestão e Gerenciamento de Projetos no Núcleo de Pesquisas em Planejamento e Gestão (NNPG-UFRJ).


André de Moura Reis
Engenheiro Química formado pela Escola de Química da UFRJ e Especialista de Patentes; Atua na área de propriedade intelectual, auxiliando empresas nacionais e internacionais no gerenciamento de portfólios de patentes e desenhos industriais e com consultoria em assuntos estratégicos, considerando a Lei de Propriedade Industrial Brasileira Nº 9.279/96. Em particular, elabora e deposita pedidos de patente, prepara análises de patenteabilidade e de infração, além de opiniões de nulidade e relatórios de liberdade de exploração (FTO).


Diogo Petronilio
Graduação em Engenharia Química (UFRRJ), Pós Graduação em Gestão Empresarial Universidade Candido Mendes, MBA em Gerenciamento de Projeto pela UFRJ, Green Belt, 15 anos de trabalho na Empresa Eletronuclear onde trabalhou nas áreas de Química, Operação, Engenharia,Controle de trabalho e Experiência Operacional.


Erich Lopes Braitback de Oliveira


Fabrício Venâncio
Químico, doutor em química. Trabalha na área de desenvolvimento de projetos de P&D e possui como área de atuação a captação, gerenciamento e execução de projetos de P&D. É especialista em cinética cristalização e no desenvolvimento de métodos analíticos para acompanhamentos de processos e reações em tempo real. Trabalha no desenvolvimento de projetos tecnológicos na área de energia, com foco em petróleo e gás, há mais de dez anos, tendo acumulado conhecimento em diferentes instrumentações analíticas, como CG-FID/BID/MS; MEV-EDS; ICP-OES; tamanho de partículas; HPLC. Pesquisador colaborador junto a um Instituto de Pesquisa privado (Instituto C3I) sem fins lucrativos, por onde foi co-fundador de três startups de base tecnológica, autor de treze patentes nacionais e uma internacional (aceita) e dois softwares. É sócio diretor da startup Applied.Bio e pesquisador junto ao NQTR-UFRJ.


Isabella Scorzelli
Gestora Ambiental e Sustentabilidade. Mestre e Doutora em Ciência dos Materiais e Metalurgia. Atualmente é consultora autônoma. Atua na área de gestão ambiental e sustentabilidade desde 1994. Trabalhou no Sistema FIRJAN, PUC-Rio, Grupo Bureau Veritas, BNDES através da cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Possui experiência em Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Economia Circular, Auditoria Ambiental, Elaboração de projetos para fomento e Gestão de projetos.


Karinne Carvalho
Profissional do setor de Oil & Gás com formação inicial técnica em química pelo Instituto Federal Fluminense. Graduanda em Química e Ciências da Natureza pelo Instituto. Possui mais de 2 anos de experiência no ramo do petróleo, trabalhando em grandes empresas. Experiência em tratamento do petróleo bruto e análises de produtos para melhoramento de fluxo e utilização do sistema Lean para melhoria contínua.


Luciene Pires Brandão


Melissa Peron e Sá Carneiro de Sousa
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal  do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia Química pela UniversidadeFederal do Rio de Janeiro (1997), pós graduação em Marketing e Finanças pela COPPEAD/UFRJ (2003) e pós graduação em Petróleo e Gás, pela COPPE/UFRJ. Possui experiência em informaões técnicas, logísticas e de mercados sobre produtos químicos derivados de petróleo (solventes, asfaltos, enxofre, óleos de processo, óleos agrícolas, dentre outros) e sobre produtos  para exploração e produção de petróleo e gás (acidificantes, biocidas, anti-oxidantes, dentre outros) adquiridos na Petróleo Brasileiro SA  (mai/2008 a jan/2011) e na BR Distribuidora SA (nov/1998 a dez/2019). Na BR Distribuidora também atuou como consultora, com  vivência no processo de pesquisa, lançamento e desenvolvimento de produtos químicos, além de expertise em palestras e cursos voltados para refino, produtos químicos e inovação.


Rafaella Azevedo Oliveira
G
raduada em Química Industrial pela UFF e mestre em Engenharia Química também pela UFF. Atua desde 2009 na área de Propriedade Industrial, particularmente na área de Patentes com foco em química e engenharia química. Desde 2019 atua como diretora de Patentes do grupo de química no escritório Licks Attorneys.


Rodrigo Marcos da Silva Monteiro
Técnico em Química – Colégio Mercúrio; Licenciatura Plena em Química – UNIGRANRIO; Pós em Metodologia do Ensino de Química – AVM; Pós em Cosmetologia Aplicada – UNYLEYA. Foi professor do curso Técnico em Química do Colégio Mercúrio entre 2012 e 2016 onde também fundou e coordenou o centro de Pesquisas e Inovações da instituição onde participou com os alunos de eventos científicos no estado como Premio Inovar Para Crescer nas Escolas da ACRJ; Feira Estadual de Ciências e Inovação do Rio de Janeiro FECTI; Rio Mais 20; EXPOTEC CEFET/RJ, além de lecionar em cursos preparatórios.
Cv Lattes: http://lattes.cnpq.br/7077393307361150


Simone Alves
Professora Titular do IFRJ desde 2004, sendo também responsável desde 2018, pela Coordenação Geral de Prospecção, Parcerias e Empreendedorismo, na Agência de Inovação. Doutora em Administração pelo COPPEAD/UFRJ, Engenheira Química pela EQ/UFRJ com mestrado na mesma área pela COPPE/UFRJ, possuindo também especializações em  P&D de Produtos Químicos (COPPE-PETROQUISA), Marketing Empresarial (UNESA) e Inovação em Turismo (EBAPE/FGV). Atuou ainda por 15 anos como executiva nas áreas comercial e de marketing em empresas privadas de grande porte nacionais e multinacionais, incluindo as indústrias químicas Nortec, Merck e Cia Nacional de Álcalis. Atua ainda voluntariamente como mentora e avaliadora de projetos em programas de empreendedorismo e inovação. Membro da CTTIC do CRQ-III.

Top