Membros – CTTIC (Câmara Técnica de Tecnologia, Inovação e Competitividade)

 Débora Michele Morone D’aiuto(coordenadora)
Mestre em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na indústria Farmacêutica (Fiocruz), Especialista em Gestão de Imunobiológicos (UFRJ), Graduada em Tecnologia de Processos Químicos (IFRJ), Técnica em Metrologia (IFRJ). Atuou na coordenação da Seção de Calibração (SECAL), na coordenação do Departamento de Controle de Qualidade e no projeto de melhoria dos Sistemas de Gestão da Qualidade da Fiocruz. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8072385102467627
Registro: Química Tecnológica. 01/08/2021 a 31/07/2024.


Alcione Carvalho
Graduada em Química (Licenciatura e Bacharelado) com Orientação Tecnológica Industrial; Mestre e Doutora em Ciências – Química Orgânica – no Instituto de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ). Trabalhou como pesquisadora por 19 anos na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Instituto Tecnológico de Fármacos – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atualmente é consultora em gestão de projetos de P&D no Núcleo de Inovação Radical de Fármacos para indústria farmacêutica de grande porte; É pesquisadora de Pós-Doutorado (PhD) na área de Química Medicinal do Instituto de Química da Universidade Fluminense (UFF) e cursa Master of Business Administration (MBA) em Gestão e Gerenciamento de Projetos no Núcleo de Pesquisas em Planejamento e Gestão (NNPG-UFRJ).


André de Moura Reis
Engenheiro Química formado pela Escola de Química da UFRJ e Especialista de Patentes; Atua na área de propriedade intelectual, auxiliando empresas nacionais e internacionais no gerenciamento de portfólios de patentes e desenhos industriais e com consultoria em assuntos estratégicos, considerando a Lei de Propriedade Industrial Brasileira Nº 9.279/96. Em particular, elabora e deposita pedidos de patente, prepara análises de patenteabilidade e de infração, além de opiniões de nulidade e relatórios de liberdade de exploração (FTO).


Erich Lopes Braitback de Oliveira


Rodrigo Marcos da Silva Monteiro
Técnico em Química – Colégio Mercúrio; Licenciatura Plena em Química – UNIGRANRIO; Pós em Metodologia do Ensino de Química – AVM; Pós em Cosmetologia Aplicada – UNYLEYA. Foi professor do curso Técnico em Química do Colégio Mercúrio entre 2012 e 2016 onde também fundou e coordenou o centro de Pesquisas e Inovações da instituição onde participou com os alunos de eventos científicos no estado como Premio Inovar Para Crescer nas Escolas da ACRJ; Feira Estadual de Ciências e Inovação do Rio de Janeiro FECTI; Rio Mais 20; EXPOTEC CEFET/RJ, além de lecionar em cursos preparatórios.
Cv Lattes: http://lattes.cnpq.br/7077393307361150


Gisele Birman Tonietto
Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1989); Mestre em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e Doutora em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Possui um duplo pertencimento na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: atua como Professora do Departamento de Química e é Coordenadora de Projetos de Desenvolvimento, gerenciando a Central Analítica Padre Leopoldo Hainberger – CAPLH. Trabalhou durante 13 anos no Centro de Pesquisas da Petrobrás – CENPES na Gerencia de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia de íons, microondas, especiação de arsênio e selênio, análise isotópica de carbono, hidrogênio e oxigênio. Recebeu o Diploma de Mérito Universitário em 2016.


Jancileide Rocha Morgado


Jardel Costa Domingos
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), MBA Executivo em Desenvolvimento de Pessoas pela Universidade Dom Bosco/PR (2016), cursando Pós-graduação em Higiene Ocupacional e Perícias pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG) (2022). Tem experiência na área Gestão Industrial, experiência acumulada em indústrias, principalmente na liderança de processos industriais. Nesses anos, atuou em diferentes indústrias, sempre liderando equipes através da garantia da qualidade, confiabilidade, PCP, entregas e segurança de toda a operação, e dentro de uma gestão de eficiências e controles robustos de custos. Na área de gases industriais e medicinais, foi coordenador de operações (Produção e Assistência técnica) no Rio Grande do Sul, compreendendo 4 unidades fabril e atendimento de todos os clientes industriais e medicinais daquele estado. Em 2019 assumiu a responsabilidade por toda as operações de Assistência técnica do Sudeste, Norte e Nordeste, dividida em 6 bases (RJ, MS, ES, BA, PE e PA) compreendendo uma equipe de 22 técnicos de campo e atendendo um leque de mais de 900 clientes com cerca de 2.000 equipamentos instalados. Atualmente, coordena a Regional Sudeste da Air Liquide, divida em 4 plantas (Belford Roxo/RJ, Macaé/RJ, Contagem/MG e Serra/ES) que são responsáveis pela produção para atender todo o mercado industrial, medicinal e offshore do Sudeste. 


Silvio Cesar Godinho Teixeira
Graduado em Química pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005), graduado em Química pela Universidade do Grande Rio (2013), pós-graduado em Engenharia de Manutenção pela Universidade Cândido Mendes (2020) e Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (2021) e mestre em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é funcionário da Petróleo Brasileiro SA-Petrobras. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental e Química de Petróleo e Engenharia de Manutenção atuando em Planejamento e Controle de Projetos de Manutenção e Desenvolvimento de Tecnologia na Área de Realidade Virtual e Transformação Digital.

Top