Biblioteca de Cosméticos da ANVISA

A Câmara Técnica de Cosméticos, Fármacos e Saneantes (CTCFS) do CRQ-III passou a disponibilizar os links para as bibliotecas temáticas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e hoje é a vez da Biblioteca de Cosméticos.

Produtos de higiene são definidos como produtos para uso externo, destinados ao asseio ou à antissepsia corporal (ex.: sabonetes, xampus, dentifrícios, desodorantes); perfumes são produtos de composição aromática obtida à base de substâncias naturais ou sintéticas, cuja principal finalidade é a odorização de pessoas ou ambientes (ex.: extratos, águas perfumadas, perfumes cremosos, odorizantes de ambientes); cosméticos são produtos para uso externo, destinados à proteção ou ao embelezamento das diferentes partes do corpo (ex.: pós faciais, talcos, cremes de beleza, bronzeadores e maquiagem).

Para garantir ao consumidor a aquisição de produtos seguros e de qualidade, a Anvisa é responsável por autorizar a comercialização desses artigos, mediante a concessão de registro ou notificação.

As Bibliotecas são documentos que reúnem todas as normas vigentes de determinado macrotema, divididos por temas. O objetivo é facilitar o acesso e a compreensão das normas ao público interno e externo, bem como aprimorar o processo de elaboração e revisão das normativas.

Acesse as Bibliotecas Temáticas da Anvisa em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/regulamentacao/legislacao/bibliotecas-tematicas