A retomada e o ar condicionado

A pandemia da Covid-19, infecção respiratória provocada pelo novo agente do novo coronavírus (Sars-CoV-2), nos faz refletir com relação aos nossos hábitos e costumes.
E muito comum ler em algumas postagens que o ar condicionado é um problema nessa época de pandemia e agora, muito próximos à retomada, esse texto tem como intuito prestar alguns esclarecimentos aos usuários.

Como todo e qualquer tipo de equipamento, um sistema de ar condicionado, desde os domésticos até os de grande capacidade, necessita de processos de manutenção visando ao desempenho, conservação e higienização, mais a frente entenderão por que. O ar condicionado não é simplesmente uma máquina de produzir massa de ar frio. Ele requer rígidos padrões para projetos, instalação, operação manutenção e controle do ar que s usuários recebem.

A questão que muitos sempre perguntam é: ar condicionado tem norma técnica?

Desde o surgimento, sistemas de climatização são devidamente estudados, passam por especialistas em projetos, que buscam o melhor material dentro da carga térmica desejada, passando por equipamentos, tubulações, torres de arrefecimento, instalação, operação e outros. Todos esses procedimentos são baseados em normas técnicas tais como NBR 16401-1, que estabelece parâmetros básicos e requisitos mínimos de projetos para sistema de ar condicionado central e unitários. Ou seja, não se instala um sistema de ar condicionado sem ter total conhecimento dos requisitos das normas.

Em relação à operação, os sistemas de climatização demandam rigorosos procedimentos de manutenção, sendo um deles o que visa à saúde, ao bem-estar, ao conforto, à produtividade dos ocupantes dos ambientes climatizados e a sua inter-relação com a qualidade de vida, expressos na Lei 13589, de 04 de janeiro de 2018. A mesma determina, em seu artigo Art. 1º, que todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

Cabe ressaltar que o ar passa por processos de renovação, onde é feita uma troca de ar: uma parcela de ar externa é captada e substitui uma parcela do ar interno, procedimento que atende a padrões estabelecidos em normas técnicas.

Além do mais, todo o processo de manutenção e higienização, como expresso na Lei 13589/18, visa à saúde e ao bem estar dos ocupantes, e a mesma menciona, em seu parágrafo único, que os padrões, valores, parâmetros, normas e procedimentos necessários à garantia da boa qualidade do ar interior, inclusive de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza, são regulamentados pela Resolução nº 9, de 16 de janeiro de 2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e posteriores alterações, assim como as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Podemos concluir, portanto, que mesmo em época de pandemia o ar condicionado surge como alternativa para controle não somente da temperatura, mas também de umidade existente no ambiente interno. Dessa forma, se forem realizados todos os procedimentos de manutenção, operação e controle, perpassando pelas análises contidas nas Normas técnicas 01; 02; 03 e 04 da RE 09 da Anvisa, teremos um ar condicionado pronto para uso e um ambiente tecnicamente seguro, mas cabe ressaltar são necessários especialistas para a realização dos procedimentos técnicos e a elaboração do PMOC, assim como responsáveis técnicos.

Produtos químicos utilizados no ar condicionado devem estar em conformidade com requisitos da Anvisa e classificados para tal utilização, e sua recomendação e manuseio devem contar com a orientação de um especialista.

Assim como é imperativa a elaboração, por intermédio de um especialista, de programa de tratamento químico para as águas nas torres de arrefecimentos, sistemas de condensação e água gelada que complementam as ações de manutenção, conservação e desempenho de um sistema de ar condicionado.

O que torna seguro o uso do ar condicionado são exatamente os cuidados que precisamos ter com ele.

Charles Domingues