A importância da Petrobras para o Desenvolvimento Nacional emdebate no CRQ-III

O Conselho Regional de Química – Terceira Região, por iniciativa da Câmara Técnica de Petróleo e Gás (CTPG) sediou, na noite de quarta-feira, 16 de outubro, um debate sobre a situação da Petrobras, em alusão ao 66º aniversário da empresa, comemorado no último dia 03 de outubro.

O vice-presidente do CRQ-III, David Tabak, fez a abertura do evento e deu boas vindas ao público presente, lembrando das atividades exercidas pelo Conselho com a recente criação de novas Câmaras Técnicas.

“Esta é a primeira atividade da Câmara Técnica de Petróleo e Gás, que foi instalada este ano pelo CRQ-III, além da Câmara Técnica de Meio Ambiente; a de Tecnologia, Inovação e Competitividade; a de Fármacos, Cosméticos e Saneantes e a de Alimentos e Bebidas. E é muito salutar que promovamos discussões sobre os temas que permeiam estas atividades.”, disse Tabak, ao agradecer a presença dos debatedores.

O debate, intitulado “A importância da Petrobras para o Desenvolvimento Nacional”, contou com a participação de Guilherme Estrella, ex-diretor de E&P da Petrobras, onde trabalhou por mais de 40 anos, em cargos técnicos e gerenciais; José Maria Ferreira Rangel, Coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) pelo segundo mandato, e Felipe Coutinho, presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET) desde 2015.

O encontro, que teve o objetivo de compartilhar com profissionais da área a situação atual da Petrobras, discutindo e formulando possíveis alternativas para o futuro da empresa, foi conduzido com a mediação do coordenador da CTPG, Luis Fernando Gutman, também ex-funcionário da petroleira. Os conferencistas expuseram a história da estatal, desde seu lançamento, passando pelas crises e ataques sofridos ao longo de sua história, além de esclarecerem sobre os potenciais da empresa, uma das maiores do mundo no setor, premiada internacionalmente como detentora da tecnologia de exploração e produção de petróleo em águas profundas.

O conselheiro e coordenador da CTPG, Luis Fernando Gutman, ressaltou que o debate deve ser intenso devido à importância da empresa para o desenvolvimento nacional.

“Cabe a todos nós refletir sobre o que acontece hoje com a Petrobras, tamanha é a importância desta empresa. Mas temos que propor possíveis ações que deem visibilidade ao cenário em que se encontra a estatal e que consequências este cenário pode ter sobre a economia e a própria situação social do país.

Após a exposição, o debate seguiu por quase uma hora, com intensa participação dos convidados, o que, segundo o coordenador, atendeu às expectativas e objetivos do encontro.

“Apesar de funcionários e ex-funcionários tenderem a se envolver mais no tema, o importante é que a Petrobras pertence a todos nós, brasileiros. E, assim, ter profissionais de outras áreas presentes aqui e debatendo conosco nos aponta que cumprimos o objetivo.”, finalizou Gutman.