Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia da conscientização da proteção do meio ambiente, lembrado todo dia 5 de junho, o CRQ -III pede maior engajamento e seriedade com as demandas ambientais do estado do Rio de Janeiro. É um momento importante na busca de soluções para problemas antigos que assolam o estado, e para lembrar que essas não estão dissociadas das questões dos direitos dos indivíduos e da coletividade.

É notório que o mundo se preocupa cada vez mais com a proteção dos seus recursos naturais – bens de todos que precisam ser preservados até as gerações futuras – e essa preocupação se torna ainda mais urgente no contexto político e econômico das nações.

É óbvio considerar que, no sentido amplo, a proteção ao meio ambiente está intimamente relacionada com a proteção do homem. Nesse contexto, o meio ambiente, como integrante da terceira dimensão de direitos humanos, é parte da ideia de fraternidade e solidariedade tão importantes no mundo contemporâneo. O direito ao meio ambiente equilibrado e saudável alcança toda a coletividade e extrapola os muros da política e dos entraves econômicos. É preciso enxergar as demandas ambientais com novos olhos, preservando um espírito de colaboração e harmonia entre as instituições e os poderes.

Câmara Técnica de Meio Ambiente – CRQ-III